Traduza para o seu idioma

sábado, 3 de maio de 2014

Bela tarde de Sábado!

Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje fui até à Costa de Caparica e tive o privilegio de ter a companhia deste amigo das tertúlias de poesia, o senhor Zazarte. É sempre bom conviver com pessoas de cultura pois, aprendo sempre qualquer coisa com elas. Bela tarde de Sábado. Valeu a pena! :)


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Como aproveitar as insónias de forma positiva.


Muitas pessoas sofrem de insónias. Umas mais, outras menos. Mas normalmente, a tendência é reparar nas consequências menos positivas das mesmas. Não é nada agradável ficar a noite toda de olhos abertos, sabendo que no dia seguinte tem tarefas a realizar que muitas vezes nos obrigam a levantar cedo. Quem acorda cedo para trabalhar, sabe exactamente daquilo que estou a falar. A sonolência que nos acompanha durante esse dia é inevitável sendo que as consequências negativas se tornam evidentes. Os sintomas mais comuns são: o cansaço, a fadiga, a sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração, etc. 

Eu também sofro de insónias. Diversas vezes adormeço uns cinco minutos e acordo logo a seguir tentando adormecer sem qualquer êxito. No entanto, aprendi a encarar as insónias de uma forma mais positiva. Não foi fácil, confesso. Nem sempre a disposição ajuda, mas temos de contornar isso. Vou explicar aquilo que costumo fazer quando não consigo dormir. Talvez consiga ajudar alguém que sofre do mesmo que eu.

Quando não consigo dormir, a primeira coisa que faço é levantar-me. Não adianta ficar tanto tempo deitada porque vou ficar amplamente frustrada por não atingir o objectivo referido. Assim, levanto-me e vou até à cozinha aquecer uma caneca de leite. O leite quente tem propriedades calmantes que nos ajudam a relaxar. As bolachas também acompanham bem. Mas não façam como eu, que escolho às vezes bolachas de chocolate pois, em vez de ficar relaxada ainda fico mais desperta.Se mesmo com o leite quente e as bolachas não conseguir dormir, volto à cozinha e escolho uma peça de fruta. 

Da cozinha, regresso ao quarto já com o estômago aconchegado. Se ainda assim não for suficiente para pregar olho, escolho um livro para ler. Mas atenção, escolha o livro mais chato que tiver na sua estante. Caso contrário, ficará tão entusiasmado com a história que vai acabar por despertar ainda mais.

Outra coisa que ajuda sempre é o ambiente do próprio quarto. Se estiver muito frio é natural que não consiga adormecer, se estiver muito quente também não ajuda. Mas isso varia de pessoa para pessoa, eu por exemplo, prefiro ter o quarto mais quente para me induzir ao sono. Nem sempre resulta, por isso tenho ainda outras estratégias. Por vezes olho para a agenda e vejo o que posso fazer àquela hora, visto que o silêncio é mais propício à concentração. Normalmente aproveito para escrever, já que é durante a noite que as ideias se multiplicam. Mas o leitor pode escolher o que melhor se adapte a si. Por exemplo, pode fazer o almoço do dia seguinte, pode passar a ferro, pode organizar os armários, pode ver um filme,... pode até acordar a sua cara metade se preferir. Acredite que é um dos melhores remédios para a insónia! 

Em circunstancias normais, posso dizer que as insónias podem ser positivas, desde que haja criatividade para as aproveitar. As melhores ideias surgem durante a noite. Aproveite esse privilégio e seja feliz. 

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Abismo Sensorial

Cá dentro sinto a turbulência
e o anseio da descrença,
a vontade de pertença,
aquilo que se transforma
numa inútil sentença.

Tornei a fugir à revelia
em torno de algo que sentia,
para que talvez um dia
volte para junto de vós.
Depois de gritar a uma só voz
Aquilo que dói no dia-a-dia.

Sentença doce e fria.
Num contraste sensorial.
Num abismo prisional.
Que me acrescenta azia.

A azia deste dia,
que me tolda o pensamento.
Em que todo o sentimento
se despe de toda a magia
e se transforma em sofrimento.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Não há cabeça que aguente!

Às quatro da madrugada não conseguia adormecer. Preocupações várias ocupavam a minha mente como se esta fosse a casa delas. Instalaram-se ali e já nem queriam sair, as atrevidas! Mas eu não as podia ter a morar ali, porque senão como é que era? Não queria passar o resto da minha vida com preocupações alojadas na minha cabeça. O que fiz eu? Bem, a única coisa acertada era desaloja-las. Porém, o meu coração não deixou. Comovi-me quando vi que as preocupações tinham pequenas "preocupaçõeszinhas" bebés e nenhuma delas tinha para onde ir se eu as desalojasse. Então, deixei-as ficar esta noite na condição de que amanhã bem cedo, já com a luz do dia, se ponham a caminho de outra cabeça. Porque senão, não há cabeça que aguente...

Isto é poesia!

Isto é poesia!
É vontade de viver,
vontade de falar,
vontade de escrever.

Isto é poesia!
Um coração a transbordar
de amor, de calor, de dor...

Isto é poesia!
Sentir, agir, corrigir,
suar, saltar, recitar...

Isto é poesia!
Quando aquilo que escrevemos
já não é, só nosso.
É do outro, que nos lê.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Pedaços de sonhos!

Quando fecho os olhos
vejo pedaços de sonhos.
Sentimentos diversos
embrulhados em versos.
Criatividade aos molhos.
Pensamentos intensos
de corações imensos.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Ricardo Dinis - O mais recente Navegador Português.

Queridos leitores e amigos da Rainha, já conhecem o mais recente Navegador Português? Ricardo Dinis decidiu velejar por esses mares fora até ao Brasil, fazendo o mesmo percurso que Pedro Alvares Cabral. Quando vi na televisão esta notícia o meu coração saltou numa espécie de dança afrodisíaca porque sempre delirei pela nossa história, principalmente pela época dos descobrimentos. O objectivo de Ricardo, além da aventura em si mesma que deve ser de uma sensação única, é também apoiar a Selecção Nacional que ficou apurada para participar no Mundial de 2014. Ficarei atenta aos detalhes desta história para vos cantar as novidades desta incrível aventura.


Os poetas - memórias que nunca se vão.



(Homenagem a Vasco Graça Moura)

Há memórias que nunca se vão.
Palavras que ficam para sempre!
A morte é algo estanque,
mas o que fica na estante
é sempre nosso a cada instante
que folheamos cada página.
Que a página de cada poeta
seja lembrada e não esquecida.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Aceitam-se Parcerias!

Queridos leitores e amigos da Rainha estou receptiva a novas Parcerias quer de Empresas quer de particulares que estejam na área das Artes, Tecnologia, Educação, Cultura, Literatura, Escrita, Empreendedorismo, etc. Caso esteja interessado em fazer uma parceria com a Rainha sinta-se à vontade para me contactar.

Todos os pedidos serão previamente analisados antes de constarem no blogue.

Exemplos de Parcerias:
  • Troca de de publicidade por um valor simbólico.
  • Troca de Banners (entre sites e blogues)
  • Troca de conhecimentos
  • Descontos em lojas e outros estabelecimentos em troca da sua divulgação.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rumos - Uma boa aposta para o futuro!


Quando pensamos em Formação pensamos igualmente na Valorização Profissional. Esta tarde estive na Rumos, um Centro de Formação Tecnológica e Profissionalizante que actua nas mais diversas áreas de Informática. 

Na Rumos podemos encontrar diversos cursos, mas aqueles que estão em voga são, sem sombra de dúvidas, os cursos de Aprendizagem que dão acesso ao 12º Ano. Sendo os mais recentes: o curso de Electrónica e Telecomunicações e o curso de Mecatrónica. Os formandos têm acesso à bolsa de profissionalização, subsídio de alimentação e subsídio de transporte. Quem pode inscrever-se? Todos os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, com o 9º Ano completo. Os cursos decorrem em horário laboral, de segunda a sexta-feira e têm duração de três anos.

Para mais informações:

Revista Progredir - Desenvolvimento Pessoal


Queridos leitores e amigos da Rainha, gostam de ler artigos sobre desenvolvimento pessoal? Uma boa opção é a revista Progredir. Uma revista digital gratuita que se destina a quem tem por objectivo de crescer a nível pessoal, profissional e que queira reforçar os seus conhecimentos a este respeito. Recomendo a subscrição e a sua leitura. É simples, prático e pode mudar a sua vida para melhor. Mais informações nos links abaixo.

http://issuu.com/progredir/docs/revista_progredir_028

www.revistaprogredir.com

Prefiro Sonhar!

Não durmo
nem quero dormir.
Prefiro sonhar
do que partir.
Poder amar e sentir,
aquilo que me faz tão bem!
Que me faz sorrir.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Sentimentos...

Sentimentos vários, percorrem todo o meu ser. Bailam na minha cabeça e não me deixam adormecer.

domingo, 27 de abril de 2014

Novidades em breve!

Queridos leitores e amigos da Rainha, o blogue está com expectativas de mudança. O meu espírito criativo tem dado asas à imaginação, dado que transbordam ideias da minha mente e do meu coração. Estou a preparar coisas novas em termos de conteúdo e conto convosco para assistirem aos meus próximos vídeos. Como sabem, a Rainha das Insónias já é uma marca de referência no meio cultural e acredito que ainda se tornará mais interessante com as novidades que preparo. Obrigada a todos por estarem desse lado.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Transbordam ideias

Transbordam ideias e pensamentos
qual cascata fiel ao seu curso.
Propagam-se em vários momentos.
Parecem filhotes de urso.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.