Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Como eu divulgo o meu blogue

Queridos leitores e amigos da Rainha, no post anterior falei sobre a importância da divulgação de um site ou blogue. Agora, quero mostrar-vos como eu faço a minha divulgação. Fiz uma pequena lista com apenas cinco dicas que vos vai ajudar a compreender melhor, tudo o que tem de ser feito.

Seja activo nas redes-sociais. Eu não estou em todas as redes-sociais que existem por aí, mas há duas que utilizo com mais frequência: Facebook e Twitter.

Divulgue o seu blogue todos os dias. Todos os dias, depois de publicar um novo post ligo-me às minhas redes-sociais e partilho o conteúdo do blogue. Normalmente recomendo a publicação do mesmo post em 3 horários diferentes. Quando isso não é possível, partilho apenas à noite, quando o fluxo de pessoas nessas redes é maior.

Escreva algo novo todos os dias. Criei o hábito de partilhar de imediato, os posts acabados de fazer. Por isso, se não escrever nada, sei que não tenho nada de novo a dizer. Se deixar passar um dia sem escrever, inevitavelmente não vou divulgar nada (de novo) nesse dia, o que faz com que o blogue regrida nas visitas. 

Interaja com os seus leitores: Tenho por hábito responder sempre que possível aos comentários deixados no blogue e aos comentários deixados nas redes-sociais. Desta forma os leitores sentem-se acompanhados e são estimulados a continuar a acompanhar o meu trabalho.

Seja curioso e visite outros blogues. Eu sou bastante introspectiva quando escrevo, mas também gosto de saber o que se passa à minha volta, por isso visito outros blogues cujos temas me interessem. Quando algo me chama a atenção aproveito para comentar e dependendo do caso, deixo o link do meu blogue no fim do comentário, para que o proprietário do mesmo tenha a oportunidade de conhecer o meu trabalho. Se ele me visitar e gostar do que vê, tenho a possibilidade de ganhar um leitor. Além disso, outras pessoas também gostam de comentar em blogues. Por isso também é provável que além do proprietário do blogue também outros bloggers se interessem por aquilo que escrevi. 

Atenção que estou a falar em comentários relevantes. Na blogosfera também tem de existir ética, para que não invadamos o espaço que não nos pertence. Mas isto, já é assunto para um outro post. 

Espero que tenha gostado das dicas. Que outras formas de divulgação conhece? Conte-me tudo! :)

Sem comentários: