sábado, 23 de abril de 2011

Hoje é dia Mundial do livro e do direito de autor


O dia Mundial do Livro e do Direito de Autor comemora-se dia 23 de Abril. Este dia foi criado na Conferência geral da Unesco que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. Foi escolhida esta data como homenagem a grandes nomes da escrita que faleceram nesse mesmo dia, no ano 1616. Nomes tais como: Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Além disso, na época medieval, neste mesmo dia os cavaleiros ofereciam uma rosa às suas amadas em troca de um livro. Actualmente mantêm-se a tradição em diversos países.
Todos os anos, o Ministério da Cultura assinala este dia com a distribuição gratuita de cerca de 2.000 livros em museus, palácios e monumentos, ente os visitantes.
Este dia também serve para fazermos homenagem a todos os escritores actuais e de outros tempos. E como muita gente sabe, eu incluo-me nesse grupo. Também escrevo. Também eu me considero uma escritora. E se ainda não sou uma escritora profissional é porque tenho esperado o momento certo. E sei que esse momento está mais próximo do que parece. É o meu sonho! E vou realiza-lo!
Portanto já sabe, hoje vale a pena visitar os monumentos do nosso país. Ficará mais rico em termos de cultura. E também pode visitar as feiras do livro espalhadas de norte a sul.
Aproveite bem este dia! E boas leituras!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Hoje é Dia da Terra – Vamos cuidar do nosso planeta?



Hoje é dia da Terra. O dia da Terra foi criado dia 22 de Abril de 1970 por um Governador e Activista Ambiental americano chamado Gaylord Nelson, com a finalidade de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a conservação da biodiversidade e da natureza. A primeira conferência internacional sobre o meio ambiente aconteceu em 1972. E foi designada como: a Conferência de Estocolmo.
Já que hoje é dia da terra, é um dia para pensarmos no nosso planeta e no que estamos a fazer de errado. Para saber quais são os 7 pecados ambientais de Portugal, clique aqui.
Vou fazer uma lista muito resumida do que devemos fazer a partir de hoje para salvar o nosso planeta.
Reciclar: Separe o lixo por categorias. Vidro no Vidrão, papel e cartão no Papelão, Plástico no Plasticão, pilhas no Pilhão, Rolhas no Rolhão, óleo alimentar no Oleão, e electrodomésticos velhos no electrão.  
Cuidar dos espaços verdes: Não deite lixo para o chão e muito menos para zonas verdes como é o caso dos jardins públicos ou florestas. Evite os incêndios.
Poupar energia: Desligue a luz eléctrica durante o dia e aproveite mais a energia solar.
Poupar água: Feche as torneiras no banho quando se estiver a ensaboar e utilize um copo com água quando escovar os dentes. E nunca se esqueça das torneiras abertas.
Andar mais a pé: Esta é uma boa ideia para salvar o ambiente das emissões de dióxido de carbono (co2), e para melhorar a sua saúde física.

Agora que já sabe o que fazer, de que está à espera para começar? Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença.

Receita de Mousse de Chocolate



Ingredientes
 6 Ovos frescos
200g de Chocolate de culinária
1 Colher de sopa de manteiga
 7 Colheres de açúcar



Preparação
  1. Partir os ovos separando com cuidado a clara da gema.
  2. Bata as claras em castelo e reserve no frigorífico.
  3. Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com a colher de manteiga.
  4. Numa batedeira triture as gemas com o açúcar.
  5. Junte pouco a pouco o chocolate já derretido e misture bem.
  6. Por fim junte as claras em castelo e volte a bater na batedeira até ficar um preparado homogéneo.
  7. Verta em taças individuais ou numa taça familiar e reserve no frigorífico por 5 horas. (nota: quanto mais tempo ficar no frio melhor ficará)
  8. Por fim, enquanto espera que a mousse fique pronta, delicie-se com o que sobrou e lave a loiça.
Espero que gostem da sugestão! J

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A importância do chocolate.


 

 
Hoje decidi falar sobre uma coisa que eu adoro. Chocolate! É a minha perdição. E quem me conhece sabe que sou assim. Basta um quadradinho de uma tablete de chocolate logo pela manhã, seja de leite, com amêndoas, chocolate preto, ou de culinária, para me sentir bem para o resto do dia.
O chocolate é comercializado e consumido de muitas maneiras diferentes. Existe em barra em pó, em bolos, em recheios, coberturas, bebidas, bombons, entre outros. Mas seja qual for a maneira que escolher, convém ser usado com moderação. Consumido em excesso pode causar dores de barriga. Além disso é melhor consultar primeiro o meu médico caso tenha alguma doença, tal como a Diabetes.
Alguns tipos de chocolate, principalmente aqueles mais escuros e com menor teor de açúcar, contribuem para a saúde, devido à maior quantidade de cacau presente na sua composição.
Razões para comer chocolate:

  1. É antioxidante
  2. Possui vitaminas e minerais
  3. Diminui o risco de doenças cardio-vasculares.
  4. Tem acção diurética
  5. Reduz o colesterol
  6. Diminui temporariamente a ansiedade e o stress
  7. É um estimulante do sistema nervoso central, pois contém cafeína.
  8. E sabe muito bem
 
 
Breve história do chocolate
O cacau é uma planta nativa do continente americano, sendo o principal componente do chocolate. Os povos  Astecas e Maias utilizavam o chocolate em forma de bebida em rituais religiosos e de sacrifício, além de ser permitido seu consumo somente por homens importantes na sociedade, como guerreiros e algumas autoridades das tribos. Com o passar dos anos, o chocolate foi ganhando popularidade em todo o mundo. Ele é muito utilizado nos dias de hoje tanto pelas grandes indústrias como pelas pessoas em suas casas.

 
Como vê existem inúmeras razões para comer chocolate! É bom e faz bem!
Vai uma trinca? J

Momentos zen: Crie um SPA em sua casa


Todos nós sonhamos em ganhar a guerra contra o nosso maior inimigo. O STRESS. Como nós sabemos, o stress é prejudicial à nossa saúde e como tal temos de fazer alguma coisa. Numa sociedade em que se corre contra o tempo, é difícil relaxar. Mas para bem da nossa saúde é importante reconhecer que parar um pouco por vezes também é ganhar tempo, na medida em que, quando uma pessoa se sente revigorada, tem mais capacidade para tomar decisões importantes com uma maior consciência do que está a fazer.
Assim, deixo aqui algumas dicas de como podemos criar um ambiente de SPA em nossa casa.
Crie o espaço – Primeiro que tudo tem de criar a atmosfera de um SPA. Baixe as persianas, desligue-se do resto do mundo, esqueça o trabalho e os afazeres da casa. Ponha uma música suave e uma vela de cheiro a queimar e prepare-se para entrar numa outra dimensão.
Banho relaxante – Encha meia banheira com água quente ou morna, conforme conseguir aguentar. De seguida faça uma infusão de folhas de camomila nessa água, junte um pouco de sal e um pouco do seu gel de banho preferido ou um gel de banho próprio para a ocasião. Se desejar pode ainda colocar pétalas de rosa, que prolongam o efeito relaxante. Deite-se durante uns 20 ou 30 minutos e relaxe. Agora deve estar a perguntar-se como é que faz isso se em vez de banheira tem polibã. Nesse caso tome um duche rápido e de seguida encha um alguidar com água quente na temperatura que aguentar, junte sal, a infusão de camomila, o gel de banho e mergulhe os pés até a água ficar quase fria.
Auto massagem – Saia do banho e tire o excesso de água com uma toalha bem macia. De seguida faça uma auto-massagem para aliviar a tensão que ainda sobra e que não desapareceu no banho. Comece por massajar a cabeça muito devagar. Depois passe para a nuca, depois pescoço, depois os ombros. Do Pescoço para baixo use um óleo de massagem ou um creme corporal. Não se esqueça que as zonas mais afectadas pelo stress são: o pescoço e os ombros. Depois massaje barriga, braços, pernas, e finalmente os pés. Dê especial atenção aos seus pés. Pois são eles que a sustentam por dias inteiros com sapatos pouco cómodos. São a nossa base de sustentação, por isso cuide deles. Só falta massajar as costas. Caso esteja sozinha, esqueça. E passe para a etapa seguinte. Caso contrário aproveite a ajuda da sua cara-metade e deixe-se levar.
Meditação – Finda a massagem, Sente-se numa almofada com as pernas cruzadas. Deixe-se levar pela música suave ou oiça apenas o silêncio sem se preocupar com mais nada. Respire fundo e expire calmamente. Faça isso durante 10 ou 15 minutos.
Descanse - Tenha um lugar confortável em casa. Escolha um sofá bem fofo ou uma cama com um bom colchão. Junte umas almofadas, uma manta macia e tenha um sono revitalizante.
Gostou da ideia? Então aproveite a dica hoje mesmo. A sua saúde agradece.
Só não se esqueça de comentar. J

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Trabalho (NÃO PRECÁRIO) Precisa-se!



Meus caros amigos. Este post é dedicado a todos os desempregados e trabalhadores precários do nosso país. É lamentável que num país desenvolvido como o nosso ainda haja tanta gente a passar necessidades económicas. Eu sou solidária com todas essas pessoas visto que eu também estou a passar pelo mesmo. Há cinco anos que estou no mercado de trabalho e ainda não encontrei o meu lugar. Mas, NÓS temos de continuar a lutar. Não podemos deixar que o nosso país afunde. Existem relatos históricos que comprovam que em todas as décadas, algum país afunda. Mas volta a emergir anos depois. Por isso não podemos perder a esperança. Se formos positivos e se tivermos coragem para dizer NÃO ao trabalho precário, então VAMOS CONSEGUIR!
Eu vou referir aqui o meu maior sonho. O meu sonho rege-se através da escrita. Romances, policiais, crítica, infantil/juvenil, teatro, poesia, enfim, tudo o que tiver a ver com escrita, literatura, livros, jornalismo, etc. Outra grande paixão para mim é o chocolate. Adoro cozinha-lo e come-lo… Além disso tenho um vasto currículo em diversas áreas: Massoterapia, fisioterapia, restauração, operadora de loja…
Assim, já que neste momento estou à procura de uma opção de vida diferente daquela que partilho com centenas de pessoas (desemprego), peço ajuda a quem me puder ajudar. Procuro, de preferência, TRABALHO NÃO PRECÁRIO!
Caso saibam de alguma coisa, ou tenham alguma ideia que me possa ajudar, peço que me contactem através do meu e-mail.

Nota: não utilizem o link abaixo, porque eu não estou a utilizar o Outlook. Utilizem antes o Hotmail ou o Gmail.
Os meus melhores cumprimentos,
Jovita Capitão.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Melancolia




Meu coração chora
Quando quer sorrir
E sinto apressada
Uma lágrima cair.

Pego num lenço e limpo.
Mas outra teimosa cai.
E outra, e mais outra
E mais outra…

Por vezes parece
Que o mundo acabou
Que algo mudou
Ou que tudo mudou.

É a melancolia que me deixa assim.

No entanto, as incertezas
Que me invadem o coração
São apenas pesadelos da minha cabeça
E nada disso é real, e o choro é em vão.

Jovita Capitão

É assim que eles negoceiam no nosso país.




Recebi esta imagem na minha caixa de email e não podia deixar de a partilhar convosco. Eh, eh eh…